Vou te mostrar como criar um blog com 3 dicas que vão deixar seu site WordPress imbatível. A maioria dos empreendedores digitais usa o blog como um dos pilares do seu negócio no Marketing Digital.
Ter um blog para representar seu negócio digital é importante e os benefícios são muitos, como por exemplo:
- Excelente maneira de vencer a concorrência.
- Excelente forma para construção de autoridade no seu nicho de mercado.
- Excelente forma de construir lista de contatos.
- Estreitamento entre você com seu cliente e etc.
Apesar dos benefícios acima citados, muitas pessoas estão criando seus negócios sem considerar o blog como um dos pilares. Isso vem acontecendo devido à presença dos anúncios pagos.
Outro grande problema é que muitas pessoas que estão empreendendo pela internet, não estão sabendo como ter um blog de autoridade no seu nicho de mercado e por esse motivo, seu avatar está escolhendo a concorrência.
E isso vem ocorrendo, pois alguns donos de blogs não estão preocupados com a qualidade, mas nas conversões que ele pode promover.
Porém, você precisa entender que o blog deve ser o local em que sua audiência vai encontrar as soluções para suas dores e não uma feira de vendas.
Por isso, neste artigo você conhecerá 4 dicas que vão colocar seu blog no topo do Marketing Digital.
1° Dica: Obtenha tráfego de qualidade para seu blog
O tráfego para site é crucial para seu sucesso no Marketing Digital. Conheça alguns benefícios do tráfego para seu negócio online.
- É através do tráfego que as vendas vão acontecer no seu negócio.
- O tráfego será responsável pelo crescimento da sua lista de contatos.
- Seus artigos terão mais compartilhamento e mais pessoas vão conhecer seu trabalho.
- Se seus artigos forem relevantes e de qualidade, as pessoas vão lhe taxar como autoridade e vão acompanhar seu projeto e etc.
Um estudo realizado concluiu que 95% dos novos empreendedores digitais vão abandonar seu negócio até o terceiro mês de criação e isso vem acontecendo devido à falta de resultados.
Vale salientar que para ter resultado no Marketing Digital é necessário que seu blog tenha tráfego de qualidade e poucas pessoas sabem como ter tráfego qualificado no seu negócio todos os dias.
Neste artigo darei algumas dicas que vão lhe ajudar a ter tráfego de qualidade no seu site todos os dias. É importante falar que qualquer trabalho para geração de tráfego requer dedicação e paciência.
Otimização para os mecanismos de buscas (SEO)
A melhor forma de geração de tráfego é através dos mecanismos de buscas. O Google é responsável por 95% das pesquisas no Brasil, então seu blog deve estar otimizado para esse buscador.
Infelizmente, a maioria dos cursos digitais não ensinam a forma correta para otimizar um blog para os mecanismos de buscas e por esse motivo, os resultados demoram muito para acontecer.
Além disso, a falta de experiência dos novos empreendedores digitais faz com que eles escolham nichos concorridos para atuar no Marketing Digital.
O que você precisa fazer para otimizar seu site para os mecanismos de buscas?
Configure o Robots.txt
Esse rapaz tem como objetivo impedir o surgimento de conteúdos duplicados em seu blog, sendo este o maior vilão em SEO.
Poucas pessoas sabem disso, mas as tags, pesquisa interno do blog, páginas de capturas, página de obrigado e etc. Estas são as maiores responsáveis pela criação de conteúdos duplicados, por isso você precisa impedir que o robô do Google indexe essas páginas.
Crie o sitemaps no Google Webmasters Tools
O Google Webmasters Tools é importante para quem deseja ter um blog visível nos mecanismos de buscas.
Podemos considerar o Webmasters Tools como sendo a central de comando do seu blog e nele você poderá analisar diversos fatores do seu blog, como por exemplo:
- Dados estruturados do seu blog.
- Melhorias do HTML.
- Páginas aceleradas para dispositivos móveis.
- Search Analytics.
- Links para seu site.
- Links internos e etc.
Velocidade de carregamento das páginas do seu site
Outro fator relevante para que seu site possa aparecer no Top 10 do Google é ter um site que entregue rapidamente os resultados solicitados pelo seu avatar.
Muitas pessoas não estão preocupadas com isso, mas o Google dar relevância para sites que permitem uma boa experiência para seu usuário.
São dicas simples e se bem feitas poderá promover excelentes resultados para seu blog rapidamente.
Conheça abaixo alguns fatores que você deve otimizar em seus artigos.
Crie títulos otimizados para os mecanismos de buscas
Numa pesquisa realizada, 36 de 38 especialistas de SEO, informou que o título é fator mais importante para o ranqueamento de sites nos mecanismos de buscas.
Saber disso é importante, pois vai chamar sua atenção na hora da criação dos títulos dos seus artigos.
Os títulos devem ser chamativos, promover interesse para o leitor clicar e deve ter a palavra chave e etc.
Crie URL’s otimizados para os mecanismos de buscas
As URL’s são importantes para ranquear seus artigos nos mecanismos de buscas.
O seu WordPress pode lhe ajudar muito bem nesse quesito, basta você fazer as configurações certas.
Na seção links permanentes do seu Wordprees, escolha a opção NOME DO POST e lembre-se de editar a url e colocar a palavra chave.
Ao fazer isso, seus artigos terão URL’s amigáveis aos olhos do Google e do seu avatar.
Se seu blog tem vários artigos, ao mudar a configuração dos links permanentes no seu Wordprees, você deverá fazer o redirecionamento 301 em todos os artigos, senão vai gerar conteúdos duplicados.
Otimize as imagens do seu artigo
Ao colocar imagens nos seus artigos, lembre-se de usar as tag Alt e Tittle. Elas vão ajudar a ranquear as imagens do seu artigo no Google Imagens e através delas, seu blog poderá receber visitas.
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2° Dica: Publique conteúdos de qualidade e relevante para sua audiência
Estamos vivendo um momento em que o Marketing de conteúdo está ficando cada vez mais forte e evidente.
Por isso, criar conteúdos relevantes e de qualidade para sua audiência deve ser seu diferencial com relação à concorrência.
Infelizmente, muitos donos de blog não estão preocupados com a qualidade dos seus conteúdos e nem se eles vão ajudar a respectiva audiência, pois o principal objetivo deles são as vendas.
Você precisa entender que ao empreender pela internet o principal objetivo do seu negócio é ajudar as pessoas na solução de suas dores e o Marketing de Conteúdo é a melhor maneira.
Após solucionar a dor do seu avatar, certamente as vendas vão ocorrer!
Conheça 7 dicas para escrever um artigo relevante e de qualidade para sua audiência.
Determine qual será o assunto do seu artigo
A primeira atitude que você precisa ter ao escrever um artigo é saber qual será o seu assunto.
Ao decidir escrever um artigo, foque no seu nicho de atuação. Esse é erro frequente que alguns empreendedores cometem, ou seja, escrevem artigos que não tem nada a ver com seu nicho de mercado.
Se você atuar no nicho de ganhar dinheiro pela internet, a sua audiência não quer saber como perder 10 Kg em duas semanas, ela quer saber como multiplicar seus ganhos com o Youtube.
Outro ponto importante é criar artigo dando a melhor solução para uma dor específica do seu avatar. Não faça do seu blog uma biblioteca de conteúdos sem valor, mas analise o que sua audiência precisa ler.
A melhor forma de saber do que sua audiência precisa é participando dos mesmos canais que eles estão, como Facebook, Youtube, Blogs e etc.
Estruture seu conteúdo num mapa mental
A melhor forma de dispor as ideia de um novo artigo é organizando-o num mapa mental.
Ao usar um mapa mental para estruturar seu artigo, você verá novas informações para enriquecer o conteúdo, além de criar um artigo focado na ideia central.
Faça uma exaustiva pesquisa
Após realizar a pesquisa para estruturar seu artigo no mapa mental, você deverá pesquisar em várias fontes sobre cada tópico colocado no mapa mental para que seu conteúdo tenha boas informações.
A minha dica é que você pesquise em sites fora do Brasil, pois eles estão alguns anos na nossa frente.
Escrever o artigo para seu blog deve ser a primeira atividade do seu dia
Muitas pessoas deixam para escrever seus artigos no final de cada dia de trabalho e por estarem cansadas, não conseguem criar conteúdo memorável.
Por isso, coloque como primeira tarefa do seu dia escrever o artigo para seu blog. Pela manhã a nossa mente está relaxada e apta para novas ideias.
Evite as distrações
As distrações vão tomar tempo preciosos e roubar seu foco ao escrever um artigo.
A melhor forma de escrever um artigo é usando editores de textos online, como por exemplo, o stackedit.
Essa ferramenta permite que toda a tela do seu computador foque apenas no que você está escrevendo.
Determine o objetivo do seu artigo
Todo artigo deve ter um objetivo e você precisa determinar qual é o objetivo de cada artigo do seu blog.
Abaixo apresento alguns objetivos que seu artigo pode ter.
- Comentários.
- Construção de lista de contatos.
3° Dica: Foque na conversão
Ao criar um blog focado e estruturado para conversão, vai permitir que você monte um sistema para geração de autoridade, além de conquistar a confiança da sua audiência.
Quando se fala em estrutura para conversão, podemos destacar, pelo menos, dois pilares importantes do seu blog, o layout e os Plugins.
Layout (tema do blog)
O tema do seu blog vai determinar se o visitante vai ficar ou vai para a concorrência.
Saber disso é muito importante, pois nos leva a investir num tema de qualidade para que os visitantes possam acessar o blog e consumir todo o conteúdo.
Seu blog deve ter um tema que permita boa usabilidade, navegabilidade, deve ser responsivo e ter o código leve para carregar rapidamente as páginas.
Plugins
Se você usar a plataforma WordPress, os Plugins são cruciais, pois eles permitem que o WordPress realize funções específicas e de acordo com a necessidade desejada.
Veja algumas funções que os Plugins pode promover no seu blog.
- Possibilidade de colocar banners na sidebar, cabeçalho e dentro dos artigos.
- Você pode criar Popups para capturar os Emails dos seus visitantes.
- Os Plugins podem deixar sua área de comentário personalizada.
- Os botões de compartilhamento sociais, presente na maioria dos blogs, são através de Plugins e etc.
Considerações Finais
Fazer parte do Marketing Digital vem sendo o desejo de muitas pessoas, porém poucas delas vão conseguir obter resultados de qualidade.
Um estudo realizado em 2012 informou que 95% dos novos empreendedores digitais vão abandonar seu projeto nós três primeiros meses de vida do seu negócio, devido à falta de resultados.
Infelizmente, poucas pessoas estão dispostas a criar um blog que seja imbatível e por esse motivo, as taxas de abandono, serão altas.
Se você decidiu empreender pela internet, então esteja focado em criar um negócio de qualidade e que o blog seja um dos pilares de sustentação mais firme e apto à segura seu projeto nos momentos de crise.
Escrito por: Adriano Oliveira