E-E-A-T Você Sabe o Que É e qual seu impacto no site?
Conheça o E-E-A-T e as diretrizes dos avaliadores de qualidade
Por: Mesaque Mota
O que é E-E-A-T?
Os sistemas automatizados do Google foram criados para usar vários fatores para classificar conteúdo de qualidade. Depois de identificar conteúdo relevante, nossos sistemas priorizam os que parecem mais úteis. Para isso, eles identificam uma combinação de fatores que ajudam a determinar qual conteúdo demonstra aspectos da experiência, autoridade e reconhecimento, o que chamamos de E-E-A-T.
A importância da confiança no E-E-A-T
Dentre esses aspectos, o mais importante é a confiança. Os outros contribuem para a confiança, mas o conteúdo não precisa demonstrar todos eles. Por exemplo, alguns conteúdos podem ser úteis com base na experiência demonstrada, e outros devido à experiência compartilhada.
E-E-A-T como fator de classificação
O E-E-A-T em si não é um fator de classificação específico, mas é útil usar uma combinação de fatores que identifique o conteúdo com E-E-A-T adequado.
Por exemplo, nossos sistemas dão ainda mais peso para conteúdo que esteja alinhado com um E-E-A-T adequado em tópicos que podem afetar significativamente a saúde, a estabilidade financeira ou a segurança das pessoas ou o bem-estar social. Chamamos esses temas de "Seu dinheiro ou sua vida" (YMYL, na sigla em inglês).
O papel dos avaliadores de qualidade
Os avaliadores são pessoas que analisam a qualidade da pesquisa. Isso nos ajuda a confirmar se as mudanças funcionam como esperado. Em particular, os avaliadores são treinados para entender se o conteúdo tem um indicador E-E-A-T forte.
Diretrizes para avaliadores da qualidade
Os critérios que eles usam para fazer isso são descritos nas nossas diretrizes para avaliadores da qualidade da pesquisa.
A função dos avaliadores na classificação
Os avaliadores da pesquisa não têm controle sobre a classificação das páginas. Os dados do avaliador não são usados diretamente nos algoritmos de classificação. Na verdade, essas opiniões funcionam da mesma maneira que as avaliações dos clientes que usam um determinado serviço. Elas indicam se nossos sistemas estão funcionando.
Avalie seu conteúdo com base no E-E-A-T
Ao ler as diretrizes, você pode avaliar o desempenho do conteúdo com base no E-E-A-T, além de encontrar possíveis melhorias e alinhar conceitualmente os diferentes indicadores que nossos sistemas automatizados usam para classificar conteúdo.
Os critérios "Quem, como e por que"
Pergunte "Quem, como e por que" sobre seu conteúdo. Avalie seu conteúdo em termos de "quem, como e por quê" como uma maneira de se manter de acordo com o que nossos sistemas buscam recompensar.
Importância da experiência no E-E-A-T
A experiência é um fator crucial no E-E-A-T. O conteúdo precisa demonstrar que foi criado por alguém com conhecimento no assunto, proporcionando valor real ao leitor.
Autoridade e reconhecimento no E-E-A-T
A autoridade e o reconhecimento são igualmente importantes. O conteúdo deve ser respeitado e reconhecido dentro do seu nicho, corroborado por fontes confiáveis e citações relevantes.